quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bicicletas para a África!

Como publicitário tenho que confessar que estou feliz e orgulhoso.

Feliz por descobrir que tem mais pessoas (publicitários) no mundo que pensam em utilizar as verbas dos clientes de forma responsável para o mundo (sim, quando o cliente deixa... e para isso, precisamos vender também) e orgulhoso pela campanha acima... Não fui eu que fiz, mas tenho orgulho alheio.

No continente mais pobre do mundo, a bicicleta é muito mais do que um meio de transporte. Ela ajuda no acesso às escolas, funciona como ambulância e é o principal meio para aumentar a velocidade de quem faz grandes distâncias a pé.

E, com o intuito de promover a marca, seus produtos e uma ação responsável, a Cadbury (dona das marcas Bubbaloo, Clorets, Halls, Trident, Vita-c, etc) criou uma campanha fantástica. Cada produto comprado tem um código de barras. Os consumidores entram no site da ação e digitam o código. Cada código equivale a uma peça da bicicleta... e assim, as bicicletas são montadas e enviadas para a África. Ao todo serão 5.000 bicicletas. E o participante que mais cadastrar produtos ganhará uma viagem bacana para onde? Sim, África!

É ou não é uma grande ação? Fazendo negócios sim, mas já que a verba será investida, que seja numa boa ação de conscientização!




Leia Mais…

Cartão de Visitas Ecológico

A grande maioria de nós já deve ter visto empresas, agências e outros estabelecimentos com cartões de visita reciclados... Alguns os fazem por realmente acreditar que estão contribuindo... Outros, puro marketing.

O processo de reciclagem artesanal é sustentável. Já o processo que devolve o papel em seu formato para consumo profissional (folhas sulfites, cartões de visita, etc) é bastante questionado. Primeiramente porque envolve uma grande quantidade de água no processo... e, consequentemente, luz. Lembrando ainda que responsabilidade é muito mais do que cuidado ambiental... trata-se de construir uma cadeia sustentável na qual o artesão tenha espaço também...

Mas a última grande sacada veio da consultora ambiental Andrea Romani. Ela transforma qualquer pedaço de papel (que seria descartado) em cartão de visita, apenas com um carimbo. A idéia é arrojada, mas para alguns mercados (como o meu, de agências de comunicação e propaganda) faz bastante sentido... Já nos acham "diferentinhos", porque não ousar?

Isso ai, mais uma grande idéia para ajudar a reduzir o desmatamento e consumo de água/energia.


Leia Mais…

A nova moda: Xixi no banho!

O assunto é, de certa forma, polêmico... Mas se até a globo abriu 15 minutos no programa Fantástico (horário nobre dos domingos) para falar do assunto, eu me senti no direito também.

Claro que para muitas pessoas a nova prática pode parecer um tanto quanto nojenta... Bom, depende do ponto de vista. Mas a questão é sobre economia de água... Uma descarga gasta, em média, 12 litros de água... logo, se cada um de nós fizer xixi no banho (e claro, "banho" lê-se no banheiro da sua casa... por favor, não façam nas academias, clubes, etc... apesar de também ser bom para micoses, não será bem visto pelos demais frequentadores) economizaremos um bocado de água, certo?

E também não precisam tomar banho toda vez que quiserem fazer xixi!

É isso ai. Para quem conseguir praticar, será bem vindo!!!

Obs: já existe até um site que fala do assunto... é o http://www.xixinobanho.org.br/

Leia Mais…