sexta-feira, 3 de abril de 2009

WWF com nova campanha!


A WWF lançou recentemente uma campanha bem legal para colaborarmos com o meio ambiente e trabalhos desenvolvidos pela ONG.

Os cartazes magnéticos (imagem acima) serão colocados em diversos lugares (cinemas, shoppings e academias) e o intuito é preenchermos o espaço determinado com moedas de 0,01 à 1,00 real. Conforme colocamos as moedas, um animal é revelado. O cartaz pode arrecadar de R$ 270 à R$ 490.

Uma maneira bem criativa de nos lembrar que precisamos colaborar (com aquelas moedas que esquecemos nos bolsos das calças...).

Ai vem a grande questão: Será que teremos mais painéis completos ou com moedas roubadas? Eu fico na torcida para a primeira opção.

Leia Mais…

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quem tem tempo para ajudar?


"Eu gostei da idéia do blog, mas isso é para gente que não tem o que fazer né?"....

Hoje foi o que eu escutei de uma amiga que faz pós graduação comigo. "Você bateu nela né?", vocês me perguntarão. Se eu tivesse escutado superficialmente, talvez teria ficado bem bravo. Mas ela apenas colocou um ponto de vista que, afinal de contas, é o da maioria das pessoas. E não é por maldade, tenho certeza. Na verdade, ela me fez parar para refletir.

E não é que é verdade? Hoje, se preocupar com as pessoas, relações e com o planeta ficou em segundo plano. E, considerando que diariamente somos bombardeados por atividades e informações provenientes do genial mundo capitalista (academia - estética, status; estudo - crescimento profissional, status; trabalho - dinheiro, status), estar com amigos, família e se preocupar com o futuro é para quem tem tempo!

Será?

Eu faço exatamente as mesmas coisas citadas acima, do tal ciclo econômico e social atual. Trabalho duro, tenho um cargo de responsabilidade, acordo as 6hrs da manhã para cuidar do corpo e estudo a noite. Faço muitas coisas e não tenho tempo, certo? Não! Eu tenho tempo sim, mas administro mal, e apenas para coisas importante do lado objetivo! E o nosso desenvolvimento como pessoas? Afinal, para quem acredita em Deus, estamos aqui para que? Evoluir, certo? E trabalho, estudo e academia trazem isso? Para o intelecto e bem estar, sim.

Mas e lá dentro? A essência... Como fazer algo por ela?

EURECA! Encontrei alguns minutos do dia e uma pitada de boa vontade e dedicação! Entre uma reunião e outra, um almoço mais rápido e uma ida mais tarde para a cama (como agora). Consegui! Será que só eu consigo?
____________

Obrigado Bruninha (nome fictício, não vou entregar o jogo. rs) por me colocar na parede e me mostrar que pessoas tem realmente pontos de vista diferentes. Um momento de avaliação e tanto! Continuo amando você, de verdade ;)

Leia Mais…

terça-feira, 31 de março de 2009

DROPZ MANIFESTO: Ecobags!

Dados recentes apontam que no Brasil são utilizadas mais de 360 milhões de sacolas plásticas por ano! Sendo que 80% destas são reutilizadas como sacos de lixo para restos orgânicos, papéis, latas, etc (não necessariamente separados!).

Agora, vocês sabiam que 70% da poluição marinha é causada por sacolas plásticas? Que milhares de animais morrem por comer essas sacolas? E que ela demora cerca de 400 anos para se decompor... e, consequentemente, gera um imenso impacto ambiental.

Pois bem, que tal utilizar Ecobags no seu consumo do dia-a-dia? Além de serem politicamente corretas, elas já viraram moda... Então não tem desculpa! Já foram simples, mas hoje podem ser bem bacanas! E, no caso das compras do mês, pare de utilizar 3 sacolas para colocar os produtos mais pesados! Peça uma caixa de papelão! E para quem não tem carro, a Ecobag ajuda bastante.

Ah, e no google você encontra diversos sites que vendem
sacolas mais transadas do que as disponíveis nos supermercados!

Obs: ontem eu vi uma pessoa embalando as compras em sacolas plásticas e colocando dentro da Ecobag! Preciso comentar? Alguém já contou para ela como funciona? Que não é só um acessório de moda consciente? humpt


* Consumo consciente do plástico é a dica desse DROPZ MANIFESTO

Leia Mais…

História das Coisas (History of Stuff)


Uma verdadeira aula de como o sistema criado pelo capitalismo está acabando com a sociedade e com o meio ambiente!

A guru ambiental Annie Leonard viajou por diversos países pesquisando a relação do governo com o ciclo de consumo, os impactos desta relação no sistema ambiental e toda a cadeia da qual não temos acesso direto e claro.

São 20 minutos de uma aula intensa e muito interessante, que nos ajuda a entender definitivamente como a economia foi projetada após a segunda guerra mundial e o que ela está nos causando nos dias de hoje.

Notem a relação desse material com o vídeo do filósofo holandês Robert Happé, postado há alguns dias! Ele fala mais da essência das relações humanas e a Annie do capitalismo/impacto ambiental, mas ambos correlacionados.

Obrigado Fabinho pela dica! O vídeo é realmente excelente!

Leia Mais…

segunda-feira, 30 de março de 2009

O que está acontecendo?



"What´s Going On" é o nome de uma música que ficou bastante famosa depois dos atentados ao World Trade Center... Muitos artistas se reuniram para falar com o mundo sobre as guerras, a violência... Pedindo paz, amor.

O vídeo é relativamente antigo, mas parece que o problema não. Com a posse de Obama achávamos que a guerra no oriente médio teria fim. Será? Nessa semana, a Época publicou que o presidente americano enviou mais soldados a zona de confronto para tentar amenizar a situação... Será que o grande legado do presidente Bush não provou que estar no local de guerra só provoca mais guerra?

E, mais uma vez, a indignação é que estamos brigando por religião.
Para quem acredita em Deus, ele deve estar bem decepcionado...

Havia dito que o intuito do blog era trocar idéias do que podemos fazer. Nesse caso, eu realmente ainda me sinto impotente... Mas a reflexão sempre é válida. Se alguém tiver alguma idéia, seja muito bem-vindo!

Tradução da música: http://vagalume.uol.com.br/all-star-tribute/whats-going-on-traducao.html

Leia Mais…

Mais uma vez, o lixo voador!


Por favor, alguém pode me dizer o que algumas pessoas tem na cabeça? Não quero colocar o que realmente acho para não desrespeitar vocês, mas tenha paciência!

Hoje, mais uma vez, eu me deparei com essa cena ai do lado! Não foi nesse final de semana mesmo que nós apagamos as luzes pelo meio ambiente? Desculpem, mas fico indignado com isso!

Custa deixar o lixo no carro e jogar em casa? Não estou nem pedindo para separar o papel do metal, o orgânico do plástico (isso vou pedir depois, rs)... só pedindo para que guardem o lixo e joguem em casa. Por incrivel que pareça, isso ainda não acontece sempre!

Então, enquanto não temos força suficiente para multar todo mundo, se você tiver um parente ou amigo que ainda faz isso, dê a bronca!

Lamentável!

Leia Mais…

Recicleiros. Uma grande proposta no trabalho!


Há algumas semanas recebi, na agência, uma convocação da Gabi (querida RH) para conversarmos sobre meio ambiente. Participaram alguns colaboradores e o pessoal da Recicleiros. Eu nunca tinha ouvido falar no trabalho deles, mas fiquei impressionado!

Começamos a analisar alguns cases de sucesso e eles mostraram que realmente entendem do negócio. Fizeram trabalhos em diversos eventos, colhendo e reciclando o lixo. Transformam até bituca de cigarro em outros materias e ainda salvam o meio ambiente. Vocês tem idéia de quantas bitucas são jogadas nas ruas, faculdades, lixos e etc por dia? Milhares! Mas elas podem ser aproveitadas de outra forma! Tenho certeza que dessa muitos não sabiam.

Mas enfim, conversamos sobre como incluir um processo sustentável no trabalho diário da agência e saimos com diversas idéias... desde as mais simples, abolindo definitivamente os copos plásticos e dando canecões aos funcionários, até troca de lâmpadas por mais econômias e reciclagem de material inútil (madeira, papel) para transformação em peças de arte - que, possivelmente, serão expostas e vendidas (com verba revertida aos artesãos) em um evento...

Dá pra fazer muitas coisas com pouco dinheiro!
Que tal levar uma atitude mais sustentável para sua empresa? Seu chefe irá te escutar e o máximo que responderá é um "não"... sendo assim, o não é garantido... que tal tentar o sim?

Para quem quiser conhecer mais o trabalho dos caras, abaixo o link.

Leia Mais…

Consciência no "Pânico na TV"

Uma surpresa mais do que bacana nesse domingão... O pessoal do Pânico na TV aderiu a campanha A Hora do Planeta e fizeram o programa no escuro, com lanternas, para economizar energia!!!

Parabéns aos caras que, apesar de sempre sacanearem absolutamente todo mundo, tiveram uma sacada brilhante e souberam brincar com o movimento, passando a mensagem pro pessoal mais jovem, que qualquer mídia convencional tem mais dificuldade de atingir!

Leia Mais…

domingo, 29 de março de 2009

Como foi o movimento "A Hora do Planeta"


Apesar da WWF não ter divulgado os resultados do movimento (irão apresentá-los apenas na próxima conferência mundial sobre o clima, que acontecerá em dezembro, na Dinamarca), afirmam que a participação superou as expectativas. Foram 3.929 cidades, em 88 países!

Confesso que fiquei bastante surpreso com a notícia... Apaguei as luzes às 20:30 (quando a Globo, MTV e outros grandes veículos da mídia brasileira anunciavam o movimento) e fui até a varanda do meu apartamento... Para a minha frustração (pequena, já esperada) poucas pessoas da zona sul de São Paulo aderiram o protesto...

Não sou de vangloriar o governo do nosso país (muito pelo contrário), mas os grandes defensores do movimento foram eles... As luzes do Cristo (RJ), da Ponte Estaiada (SP) e do Parque do Ibirapuera (SP) estavam apagadas. Sim meus amigos, dessa vez eles foram mais responsáveis que muitos de nós... Claro, não vamos discutir pretenções e obrigações... Mas, enfim...

De qualquer forma, ainda sim, segundo a WWF, um sucesso!
(fotos das cidades de NY, SP e RJ)


Leia Mais…